Como funciona o leilão do Google Adwords

Neste vídeo o economista chefe do Google Hal Varian explica de forma simples e didática como funciona o sistema de leilão do Google Adwords.

Fica claro que não trata-se de uma disputa meramente monetária, obviamente quem paga mais sai na frente da disputa, mas a qualidade do anúncio é extremamente relevante nesse processo, já que o Google visa oferecer uma boa experiência para os seus usuários.

Para medir a qualidade de um site três fatores são usados: Quantidade de cliques (CTR), relevância e a qualidade da página de destino (landing page). A mais importante é a quantidade de cliques, os cliques avalizam que o site é útil, quanto mais cliques, mais importante a página se torna. Em relação à relevância o Google analisa a linguagem no contexto de um anúncio ou consulta determinando o quanto eles se relacionam com a palavra-chave, com isso assegura que apenas assuntos úteis sejam mostrados aos usuários. Por fim, a qualidade do site é medida através da velocidade de carregamento da página, conteúdo relevante e original, deve ter usabilidade e evitar o uso de pop-ups ou pop-unders entre outros fatores.

Calculando o Ad Rank

A equação do Google é determinada por:

Lance do Anunciante x Qualidade do Anúncio
(Em outro post falaremos mais sobre qualidade do anúncio).

Com isso um ranking é criado e o anúncio com maior pontuação ocupa o primeiro lugar e assim sucessivamente.

Determinando o custo do clique

Segundo Hal Varian a intenção é que o usuário do Adwords pague apenas a quantia mínima para manter sua posição.

E cita como exemplo uma competição em que três anunciantes têm o mesmo lance máximo, porém com qualidades diferentes.

Nessa hipótese multiplica-se o VALOR DO LANCE X QUALIDADE, para obter-se o famoso AD RANK.

Com o AD RANK em mãos é hora de calcular o preço do anúncio, o seu CPC. Para isso basta pegar o AD RANK do anunciante abaixo no ranking e dividi-lo pelo seu índice de qualidade. E o resultado é o quanto você vai dispender a cada clique. Pode parecer um pouco complicado, mas no vídeo a explicação é bem clara e simples.

Esse cálculo é importante para entendermos que os valores que o Google nos fornece quando criamos nossas campanhas de Adwords não são por acaso e também mostra que quanto maior a qualidade da relação site x anuncio, menos gastaremos com as campanhas.

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Fernando Nogueira

Fernando Nogueira é um profissional com mais de 15 anos de experiência em internet e marketing digital. Além de criador da Centralize Studio, da Admais e do Faceturbo, tem em seu currículo passagens por Editora Abril, Conrad Editora e Tambor Digital. É MBA em Gestão Empresarial na Brazilian Business School e bacharel em Análise de Sistemas. Autor do eBook Afiliado AliExpert e do curso online Escolhendo e Validando um Nicho.

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