Periscope App Como Usar? 5 Dicas


Você notou que nos últimos meses a quantidade de transmissões ao vivo via streaming deu um salto gigantesco? Todos os dias somos impactados com hangouts, webinários e similares e de umas semanas para cá um monte de gente começou a falar sobre um aplicativo chamado Periscope e a realizar um monte de transmissões com excelente audiência.

Com esse panorama, resolvi conhecer o aplicativo e fazer alguns testes. O resultado é que o achei fantástico e muito útil para o mercado de internet marketing. O Periscope é uma ferramenta que pode ajudar bastante na divulgação de conteúdo e no fortalecimento de autoridade. Ele possibilita que muitas pessoas tenham acesso a sua mensagem de forma rápida, simples  e com muita interação.

Diferente do Vine ou do Instagram que permitem a gravação de vídeos para você compartilhar depois, no Periscope você pode transmitir qualquer coisa do seu dia a dia ao vivo e receber likes e comentários. Enquanto alguns utilizam o aplicativo para se aproximar de pessoas queridas ou até mesmo para fazer novas amizades, nós, do marketing digital, podemos utiliza-lo de diferentes formas.

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Abaixo listo cinco dicas que extraí do Hubspot que são essenciais para você ter sucesso em suas transmissões:

Periscope App Como Usar

1) Timing

Se você já tem seguidores no Twitter analise os relatórios e conheça melhor sua audiência. Descubra os horários em que seus tweets tem mais engajamento (retweets e likes) e procure realizar as transmissões nesses horários pois há mais chances de você obter mais viewers nesses períodos.

Mas não se preocupe se você fizer uma transmissão e pouca gente assistir. Os vídeos ficam disponíveis por 24 horas e você ainda pode baixar para sua máquina e posteriormente fazer upload no seu canal de vídeos.

As transmissões não devem ser muito longas. O comportamento da audiência em dispositivos mobile tende a ser mais rotativa. Se você tem muito a falar particione sua mensagem em trechos menores e distribua em uma série de transmissões curtinhas e peça para os espectadores te seguirem para assistirem o restante do conteúdo. Você fará vídeos mais agradáveis e ainda por cima ganhará seguidores.

2) Escolha bem o título do seu Scope

A interface do app é muito objetiva. Tudo que um usuário tem a disposição para decidir se vai assistir a sua transmissão ou não é o título. Dê uma boa razão para ele clicar e te assistir através de uma chamada persuasiva.

Você pode ser efetivo: Descreva exatamente o que você está fazendo para atrair pessoas que realmente estejam interessadas em sua mensagem. Audiência qualificada gera mais engajamento.

Você pode ser exclusivo: Faça sua audiência sentir que está recebendo algo exclusivo e de valor. Compartilhe momentos secretos que ela geralmente não teria acesso. Se você tem uma banda pode mostrar um pouco do seu camarim antes do show, se você tem um blog pode compartilhar um pouco do seu processo criativo. Gere proximidade.

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Você pode ser único / esquisito: Atraia audiência ao propor fazer coisas diferentes e desafiadoras. Condicione a realização da ação a uma meta a ser batida. Você pode prometer fazer algo ousado no momento que bater 100 viewers. Isso vai fazer com que a própria audiência divulgue sua transmissão. Enquanto você não atinge o número estipulado converse e interaja com o público.

Você pode ser um professor: Faça um convite para as pessoas aprenderem com você. Compartilhe pequenas aulas e lições de forma prática e objetiva. Você ganhará uma legião de seguidores qualificados e prontos para receber suas próximas transmissões.

3) Seja encontrado

Realize as transmissões abertamente para que todos possam assistir. Há uma opção no aplicativo que posta automaticamente no seu Twitter que você está ao vivo. Isso funciona muito bem. Você pode também compartilhar o link da transmissão em outras redes sociais e até mesmo por e-mail.

Para ser encontrado por pessoas que ainda não te conhecem ative a opção de localização exata. Dessa forma sua transmissão aparecerá em um mapa e usuários que estiverem navegando em busca de transmissões poderão ter acesso a sua. Cative-os e você terá novos seguidores.

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4) Interaja com sua audiência

No Periscope os viewers podem comentar, compartilhar e dar likes (coraçõezinhos) durante as transmissões. Isso permite que você interaja, converse e responda a todos em tempo real. Isso encoraja o engajamento e faz a experiência do visitante ser muito mais agradável. Invista na conversação.

5) Crie sua história de sucesso

Tudo ainda é muito novo. Então é o momento de testar. Testar. E testar de novo. É o momento de aprender e descobrir a estratégia que funciona melhor para você.

Ao fim de cada transmissão o aplicativo te passa um relatório com estatísticas. Analise sempre esses números e faça comparativos. Busque compreender o que está fazendo sucesso e aprimore e deixe de lado estratégias que foram ruim. Essas ações farão com que você refine o seu conteúdo e forneça exatamente o que seus seguidores desejam.

6) Dicas extras

– Busque um ambiente bonito e sem barulho para realizar suas transmissões com mais qualidade;
– Quanto melhor o seu conteúdo maiores as chances da audiência assistir suas transmissões com frequência;
– Realize transmissões de locais diferentes como cafés, hotéis, parques, viagem… mostre para sua audiência que você compartilha um pouco de sua vida com ela;
– Seja rápido e pioneiro. Se você teve um insight compartilhe na hora antes que alguém faça antes de você.
– Se você procura um post que ensina passo a passo a utilização do Periscope recomendo esse aqui no blog do Douglas Almeida.

 

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Quero te convidar a me seguir no Periscope. Meu usuário é: fnogueirax

E se você já teve alguma experiência legal com o aplicativo compartilhe com a gente nos comentários.

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Fernando Nogueira

Fernando Nogueira é um profissional com mais de 15 anos de experiência em internet e marketing digital. Além de criador da Centralize Studio, da Admais e do Faceturbo, tem em seu currículo passagens por Editora Abril, Conrad Editora e Tambor Digital. É MBA em Gestão Empresarial na Brazilian Business School e bacharel em Análise de Sistemas. Autor do eBook Afiliado AliExpert e do curso online Escolhendo e Validando um Nicho.

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