Tumblr Para Pequenas e Médias Empresas

Palestra: Tumblr Para Pequenas e Médias Empresas
Palestrante: Gina Gotthilf
Twitter: http://twitter.com/#!/GINAG
Site: http://ginag.tumblr.com/

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O que é o Tumblr?

Uma ferramenta que fica entre um blog e o Twitter, talvez essa seja uma definição simples e objetiva para o Tumblr.  Plataforma de mídia social, criada em 2007 por David Karp também é definida como uma opção para quem não gosta dos blogs tradicionais mas precisa de mais de 140 caracteres para se comunicar.

Além disso, o site é uma forma fácil de passar pela famosa barreira do quadrado branco, que é aquela sensação que muitos tem ao fazer a pergunta:

– Quero fazer um blog. E agora? O que faço?

Ele resolve isso com poucos cliques, independente do seu grau de conhecimento em HTML.

O Tumblr permite o compartilhamento de informações multimídias como textos, fotos, citações, links conversas, áudio e vídeos com poucos cliques. Dessa forma oferecendo um jeito fácil de se blogar, mas também usando recursos de uma rede social.

Essa aparente facilidade torna o site uma rede de pessoas encontrando e compartilhando conteúdos legais, além de ser uma fonte ilimitada de coisas novas.

Se compararmos essa ferramenta com o WordPress, podemos encontrar vantagens no uso do Tumblr, assim como desvantagens. Posso citar como vantagem a facilidade com que você cria uma conta e começa a postar em minutos, por tratar-se de uma rede social a viralização do conteúdo é mais fácil pois você tem facilidade para se relacionar com outras pessoas, além disso, trata-se de um site muito atraente em termos visuais e extremamente user-friendly.

Como desvantagem, ele não é tão editável quanto o WP, você tem menos controle sobre a formatação e adaptações. Além disso, o WordPress está muito na frente em termos de plugins e temas.

Em relação à indexação em sites de busca o Tumblr cumpre um papel razoável, fiz algumas pesquisas e não me animei muito com o que vi. Mas pretendo voltar a esse tema em breve para uma análise mais aprofundada.

A conclusão é que se você procura algo simples e rápido, com apelo visual e focado em textos menores e abundante uso de imagens, que seja ágil e prático, o Tumblr vai te atender com folga. Caso você precise de algo mais robusto e com mais flexibilidade talvez seja preciso buscar outras soluções.

Dicas rápidas

Como em qualquer mídia social o relacionamento com outros usuários é fundamental, então é sempre bom você seguir outros usuários, reblogar conteúdo e curtir os posts de outras pessoas. Essa interação vai trazer gente para acompanhar o seu perfil.

E o uso dessa ferramenta não elimina as outras. Use o seu Twitter e Facebook para divulgar sua página e traga mais gente para conhecê-la e participar. O Tumblr tem muitas opções de interação, tendo até opção para que pessoas possam colaborar na criação de conteúdo.

Por final, mensure sempre os números do seu perfil. Veja o que seus visitantes mais curtem, o que mais é reblogado, com isso você passa a ter uma noção do que o seu público espera e criar uma política de atualização e de geração de conteúdo que faça mais sucesso.

MeetUps

Uma coisa fantástica é que o Tumblr incentiva o relacionamento não só dentro da sua rede. Periodicamente acontecem MeetUps, onde os usuários cadastram grupos para determinada região para que possam se conhecer, trocar experiências e ideias no mundo off-line.

Fique ligado na agenda: http://www.tumblr.com/meetups/

Tumblr no Brasil

O brasileiro é um povo apaixonado por mídias sociais. E na aba dessa paixão o Tumblr vem se consolidando como um novo fenômeno. O crescimento em nosso país foi de incríveis 6000% no último ano. O que nos torna o segundo pais do mundo que mais acessa o site e responsáveis por 12% das visitas no total. Se em julho de 2010 gerávamos 313 milhões de paga views por mês, hoje estamos batendo na casa de 2 bilhões de visitas.

  • Os números
  • 54% dos usuários são do sexo feminino;
  • 46% dos usuários são do sexo masculino;
  • 13 a 17 anos: 18%;
  • 18 a 34 anos: 46%
  • 35 a 49 anos: 23%
  • Mais de 50 anos: 13%

Outro ponto que merece destaque é a média de duração de cada visita no Brasil dura 32 minutos, um tempo excelente, superando muito o resto da média global que é de 23 minutos.

E uma notícia excelente. Até o final de maio o site enfim ganhará sua versão em português. Veja mais em http://migre.me/95miQ

Para Pequenas e Médias Empresas

A gerente de internacionalização do Tumblr, Gina Gotthilf (@ginag), na apresentação de slides que ilustra este post selecionou 26 dicas para pequenas empresas se darem bem nessa mídia social. Eu listo abaixo as que mais me chamaram a atenção.

Um novo blog em 1 minuto / Criar post em segundos
Tempo é dinheiro. E velocidade na implantação de idéias em um mercado tão concorrido e dinâmico é fundamental. Aproveite seus insights e não perca tempo.

Customizar tema pronto / Escolher as cores / Misturar temas
Você tem diversas possibilidades de customização para deixar sua página com sua cara ou com a cara de sua empresa. Explore-as.

Utilize conteúdo já existente
Toda empresa tem uma história, tem fotos interessantes do passado, textos legais que não são mais usados. Que tal compartilhar isso com os seus clientes criando um vinculo até mesmo afetivo baseado em lembranças?

Reutilize conteúdo “velho”
O Twitter é tão dinâmico que um tweet já se torna velho e inacessível em poucos minutos, então replique seu conteúdo no Tumblr, que tem como característica o fato de seus usuários navegarem bastante pelos perfis, se aprofundando mais em seu conteúdo.

Programe Posts
Precisa colocar um post no ar em pleno domingão e você está na praia? Você não precisa estar conectado para fazer isso. Escreva antes o post e programe facilmente a data e hora em que você precisa da informação no ar.

Seja curador, use o conteúdo dos outros
A quantidade de informação seja ela boa ou de qualidade duvidosa, que circula na Internet é absurdamente grande. Pense em filtrar o que você acha de mais legal e compartilhe com os seus visitantes, formando um conteúdo agradável e com seu perfil.

Postar no Facebook e no Twitter automaticamente
A informação pode e deve estar em vários lugares. Então chame mais gente para o seu Tumblr usando essa opção.

Integrar com E-commerce
O papel de toda empresa é lucrar. Vendas trazem lucro. Quanto mais canais de vendas, mais recursos. Veja o exemplo fantástico da Nike: http://madebynike.tumblr.com/

Arrisque
Quantos projetos você já não teve em mente, mas descartou por falta de tempo ou recursos? O Tumblr é um ponto ideal para dar vazão a esse lado criativo. Com poucos cliques e investimento zero você pode compartilhar e expor suas idéias ao mundo.

Mensurar
Meça tudo instalando alguma ferramenta de Analytics.

Exemplos bem sucedidos em empresas

Notadamente, o Tumblr nos negócios é usado para criar relacionamento com pessoas de perfil mais jovem, obviamente devido a faixa etária média dos usuários. Veja alguns cases que deram certo e são bem executados:

Citybank
http://citicarreira.tumblr.com/

O Citybank destinou seu perfil para falar somente sobre desenvolvimento de carreira, com objetivo de atingir usuários jovens para valorizar o seu programa de trainees.

O Boticário
http://boticariosecrets.tumblr.com/

Para divulgar a sua linha Secrets Collection, O Boticário estimulou suas leitoras a compartilharem os seus segredos de beleza, gerando um conteúdo interessante e altamente compartilhável.

Revista Capricho
http://capricho.tumblr.com/

A Revista teen feminina aposta na divulgação de fotos bonitas aliadas a frases em pensamentos. A iniciativa tem boa aceitação por parte das leitoras.

C-Town Supermarket
http://ctown.tumblr.com/

Um exemplo que se aproxima do case de pequenas e médias empresas é o desse mercadinho norte-americano, que encontrou no Tumblr uma forma de se comunicar com clientes jovens que não pegavam os flyers com ofertas na loja. Resultado excelente.

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Fernando Nogueira

Fernando Nogueira é um profissional com mais de 15 anos de experiência em internet e marketing digital. Além de criador da Centralize Studio, da Admais e do Faceturbo, tem em seu currículo passagens por Editora Abril, Conrad Editora e Tambor Digital. É MBA em Gestão Empresarial na Brazilian Business School e bacharel em Análise de Sistemas. Autor do eBook Afiliado AliExpert e do curso online Escolhendo e Validando um Nicho.

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