Blog do Fernando Nogueira

Como Abrir Canal no YouTube e 10 Dicas Para Lucrar Com Vídeos

Quase todo mundo sonha em se tornar um YouTuber famoso. Ganhar dinheiro e presentes para fazer vídeos de assuntos que você conhece e gosta parece o emprego perfeito para muita gente.

Uma grande parte das pessoas que tem esse sonho, porém, deixa ele apenas no campo da imaginação. E é normal, afinal ter um canal de sucesso no YouTube exige trabalho e dedicação, e nem todos estão dispostos a isso.

ENTRE NA MINHA LISTA VIP

Quer Ganhar Grana Online?

É só se cadastrar aqui 👇 que te encherei de conteúdo 100% grátis. Bora?

Mas, se você não desistiu ainda e continua sonhando em ganhar dinheiro com vídeos na internet, esse texto é para você. Vou te dar 10 dicas para fazer o seu canal no YouTube bombar.

1 – Organize-se

Você já parou para pensar no quanto de trabalho existe por trás das câmeras de um canal do YouTube? Bom, se você pretende ter sucesso nesse ramo é bom começar a pensar agora.

Antes de criar um canal, você precisa pensar no tipo de assunto que vai tratar, quais temas são mais interessantes para o seu público, pensar em categorias e na criação de playlists para deixar mais organizado para sua audiência.

Outra coisa importante é decidir os dias que você vai postar seus vídeos e ir pré-definindo algumas pautas para o futuro. Assim, você está se adiantando e seu público sempre saberá que naquele dia tem vídeo novo.

DICA ESPECIAL DO NOGUEIRA: Escolha um nicho que você tenha afinidade, vá até o YouTube e pesquise canais relativos a esse assunto. Selecione os três que mais te chamam a atenção e anote: vídeos com mais visualização, estilo de thumbnail, quantos vídeos são postados por semana… uma simples análise de cases de sucesso do exterior já te dará um ótimo norte.

2 – Apresentação

Parece bobeira, mas preencher todo o seu perfil no YouTube faz diferença. Dê informações sobre você, o tipo de conteúdo que produz e o que podem esperar. Seja breve, mas objetivo. Isso vai afunilar a sua audiência e trazer um público melhor e aumentar sua conversão.

Outra informação importante para sua descrição é informar quando tem vídeos novos. Assim, quem conheceu seu canal a pouco tempo já sabe quando pode esperar os lançamento dos vídeos.

O Porta dos Fundos deixa bem claro os horários e datas dos novos vídeos.

3 – Qualidade dos vídeos

Isso é bem importante. Porque, canais com melhor qualidade de imagem e som atraem mais pessoas do que aqueles vídeos amadores. Basta pensar nos seus canais favoritos e a qualidade dos vídeos que ele tem.

Mas calma, eu sei que você está começando e não tem recursos para comprar coisas caras para gravação. Então, invista em celulares, alguns tem câmeras excelentes e podem servir como microfone, se você não tiver um. Procure, também, câmeras mais baratas em sites tipo Aliexpress, dá para encontrar coisas muito legais que custam barato.

4 – Thumbnail

Thumbnail é aquela imagem que aparece no vídeo antes de você clicar. Ela deve traduzir o que é o seu vídeo da melhor forma possível, porque uma boa thumbnail pode atrair ou afastar novas pessoas.

Coloque uma imagem que chame a atenção e tenha relação com o tema do vídeo. Se precisar procure um designer para te ajudar.

5 – Palavras-chave

Pense só: você está procurando no YouTube um vídeo sobre o seu time de futebol, qual a primeira coisa que você faz? Óbvio, escolher e digitar as palavras certas que vão te levar ao vídeo que quer.

E é aqui que você vai conquistar a sua audiência. As palavras-chave servem para que o YouTube consiga indexar melhor o seu vídeo e canal.

Então, pense bem nas palavras que o seu público mais usaria e coloque no título dos vídeos, na descrição do canal, nas descrições dos vídeos, nas tags etc.

6 – Interação

Incentive a sua audiência a deixar comentários, opiniões, use o recurso de enquete e discussão e converse com seu público. Isso faz uma diferença enorme. Eles se sentem acolhidos e especiais.

7 – Faça parceria com outros canais

Não pense nos outros canais apenas como concorrentes, muitas vezes eles podem ser seus aliados. Vocês podem trocar indicações, podem aparecer no canal um do outro, podem marcar o outro como “conteúdo relacionado” etc.

8 – Redes sociais

Dica super importante. Os mecanismos de busca do YouTube ajudam bastante, mas não fazem todo o trabalho sozinhos. Então, crie uma página para o seu canal nas redes sociais e vá sempre alimentando. Você pode colocar os links quando tiver vídeo novo, pode colocar material extra, pode compartilhar conteúdos relacionado ao tema do seu canal e é outra forma de manter seu público cativo e interessado.

9 – Analise o seu canal

É sempre bom tirar um tempo para ver o que anda funcionando e o que está atrasando o seu canal de progredir. Ás vezes, algumas coisas podem passar batidas por nós. Então, é importante que você nunca esqueça de fazer uma autoanalise no seu trabalho. O YouTube tem uma ferramenta de estatísticas que pode te ajudar muito.

10 – Não desista!

Seu canal tem poucas visualizações e inscritos? Isso é totalmente normal! Todo mundo tem que começar de algum lugar e leva tempo até as coisas começarem a dar uma acelerada. Muitos YouTubers famosos, hoje, começam com canais minúsculos e trabalharam duro para aumentar sua audiência e chegar onde estão. E você pode ser o próximo!

Fernando Nogueira

Fernando Nogueira é autor e palestrante internacional com mais de 18 anos de experiência em internet e marketing digital.

Tem no seu currículo mais de 50 lançamentos em todos os nichos que você pode imaginar e é o único produtor brasileiro a colocar 20 produtos em primeiro lugar nos mais vendidos da Monetizze (uma das maiores plataformas de infoprodutos do Brasil).