Blog do Fernando Nogueira

10 dicas para vender mais e melhor qualquer produto pelo WhatsApp

Se você tem um produto ou é afiliado, e ainda não começou a usar o WhatsApp para aumentar as vendas, você está perdendo tempo e dinheiro.

Eu comecei a usar o WhatsApp a quase um ano para fazer promoções especiais e lançamentos de produtos da minha empresa. E posso dizer com segurança que os resultados são maiores do que eu esperava.

ENTRE NA MINHA LISTA VIP

Quer Ganhar Grana Online?

É só se cadastrar aqui 👇 que te encherei de conteúdo 100% grátis. Bora?

Por isso, separei 10 dicas muito importantes que eu utilizo para conseguir fazer muitas vendas pelo WhatsApp.

1 – Não mande publicidade para quem não deu autorização

Coloquei essa dica como a primeira porque ela é muito importante mesmo. Adicionar e enviar publicidade para pessoas esperando que alguma compre não adianta, você perderá tempo que poderia estar sendo usando para fechar uma venda com alguém realmente interessado.

Ou pior, você pode ter o número denunciado e ser bloqueado permanente do WhatsApp.

Por isso, a segunda dica vai te ajudar bastante…

2 – Monte sua lista

Eu já fiz um texto aqui no blog sobre como construir uma lista de e-mails, você pode ler clicando aqui. As dicas de lá também servem aqui.

Você pode atrair pessoas interessadas no seu produto oferecendo promoções, criando páginas de captura, oferecendo algum brinde etc.

3 – Use redes sociais para alcançar seh público

Utilizar campanhas no Facebook e Instagram pode ser uma ótima alternativa para seu público chegar a você.

Faça campanhas em que as pessoas são induzidas a deixar o telefone para ganhar alguma coisa. Assim, você vai construindo sua lista.

4 – Separe sua lista

Beleza, você já tem uma lista boa de contatos. O que você precisa fazer agora é separar esse pessoal de acordo com o estágio deles no funil de venda.

Por exemplo, você pode renomear os nomes com algo que indique se eles querem comprar algo, se já compraram, se começaram o processo de compra e pararam etc.

Assim, fica mais fácil saber que tipo de mensagem mandar para cada uma dessas pessoas.

E por isso…

5 – Crie um cronograma de mensagens

Não mande a mesma mensagem para toda sua lista! Nem todas as pessoas da sua lista querem a mesma coisa.

Por isso, a dica anterior se complementa a essa. Ao separar sua lista em grupos, você pode ir criando mensagens especiais para cada grupo com as necessidades especificas dele.

Por exemplo, para quem acabou de entrar na sua lista, você tem uma mensagem de boas-vindas, para quem começou a comprar e não foi até o fim, você pode ter uma mensagem chamando-o para finalizar.

6 – Lista de transmissão e grupos

Com a lista separada, você pode utilizar a função “lista de transmissão” para enviar mensagens especificas para eles.

Com a lista de transmissão você pode enviar a mesma mensagem para até 256 contatos e a mensagem vai como privado. Isso é ótimo para manter um contato direto com os seus clientes.

Mas, atenção. A lista de transmissão só funciona se a outra pessoa tiver o seu contato salvo. Então, é sempre bom estimular que as pessoas salvem o seu contato.

7 – Grupos são bons para lançamentos

Grupos de WhatsApp podem perder o controle fácil. Por isso, se for utilizar um grupo, que seja para uma promoção especial ou lançamento e deixei claro que ele ficará ativo por um curto período.

Além disso, é interessante estabelecer regras de convivência para evitar brigas.

8 – Vá além da propaganda

Eu sei que você quer vender. Mas, pense em você como consumidor, receber publicidade o tempo todo pode ser meio chato, não é?

Tente mandar conteúdo relevante e de valor que tenha relação com seu nicho. Alguma matéria interessante, um ebook gratuito, uma videoaula sobre um tema bacana.

O importante é demonstrar aos seus clientes que você não quer apenas vender algo para ele, mas também quer agregar valores e conhecimento a vida dele.

9 – Gatilhos mentais são seus melhores amigos

Gatilhos mentais são palavras que fazem com que nosso cérebro tome decisões sobre várias coisas de forma rápida. Inclusive, sobre comprar ou não algo.

Existem várias categorias de gatilhos mentais. Como:

  • Escassez: quanto mais difícil for conseguir, mais valioso deve ser;
  • Urgência: se eu não comprar agora, talvez não tenha outra chance;
  • Autoridade: se torne uma referência na sua área;
  • Reciprocidade: primeiro ajude o cliente a solucionar uma dor, só depois pense no lucro

Você pode utilizar todos esses para melhorar suas mensagens e conseguir vender mais.

10 – Cuide da imagem do seu produto

Conquistar um cliente é um processo, e dentro desse processo você precisa tornar o seu produto o mais atraente possível.

Por isso, é sempre uma ótima jogada investir em boas imagens, fotos de alta qualidade, vídeos bacanas, catálogos etc.  

Usar o WhatsApp para vender seus produtos pode ser aquele fator que faltava para alavancar as suas vendas.

Fernando Nogueira

Fernando Nogueira é autor e palestrante internacional com mais de 18 anos de experiência em internet e marketing digital.

Tem no seu currículo mais de 50 lançamentos em todos os nichos que você pode imaginar e é o único produtor brasileiro a colocar 20 produtos em primeiro lugar nos mais vendidos da Monetizze (uma das maiores plataformas de infoprodutos do Brasil).