Blog do Fernando Nogueira

4 formas de ganhar dinheiro no YouTube

É inegável. O YouTube se tornou uma das plataformas mais utilizadas do mundo. Quem nunca acessou a plataforma de vídeos para ver um vídeo de culinária (eu aprendi a fazer ovo cozido no YouTube, é mole?), ou uma resenha de um produto, ou para acompanhar pessoas que gosta?

O YouTube é tão popular que, em média, tem 1,5 BILHÕES DE VISITAS POR MÊS!

Consegue imaginar o quão grande é esse número? É mais que o dobro da população do Brasil.

E falando em Brasil, por aqui o YouTube faz muito sucesso. Dá uma olhada nesses dados:

    • 95% dos brasileiros, que tem acesso à internet, acessam o YouTube
    • 63% dos consumidores dizem que não conseguiriam viver sem a plataforma
    • 87% concordam que é uma plataforma que permite o consumo de qualquer tipo de conteúdo, quando e onde quiser
    • 50% dos usuários curtem/avaliam um vídeo assim que assistem
    • 96% dos consumidores no YouTube acessam a internet todos os dias, principalmente por meio do smartphone (82%) e do computador (66%)

“E por que tanta gente gosta do YouTube, Fernando?”. Ótima pergunta! Pela mesma razão que a televisão é tão popular. Você só precisa sentar e assistir, não tem grande esforço e ainda conta com o estimulo visual.

E com tanta gente acessando todo o dia, por que nós, que trabalhamos com marketing digital, não podemos ganhar um dinheiro com o YouTube?

Vou mostrar a você quatro maneiras de ganhar dinheiro online usando o YouTube.

Ganhando Dinheiro no YouTube

Antes de começar apresentar a você como conseguir ter lucro usando o Youtube, eu preciso dar uma dica super importante. As sugestões que eu vou dar aqui estão relacionadas com a produção de vídeos. Então, você vai ter que criar uma conta, começar a produzir vídeos e construir uma identidade para sua marca no YouTube.

Se você tem pavor de aparecer diante das câmeras, na minha área de Membros (Fortaleza.Pro) eu ensino a você a criar vídeos sem precisar aparecer diante das câmeras. Se quiser aprender clique aqui.

Agora estamos prontos para as dicas!

1 – YouTube Ads

O YouTube Ads é a ferramenta de publicidade do próprio site. As empresas contratam o serviço e você insere o anúncio em seus vídeos ou em pequenas propagandas.

Como o YouTube tem uma segmentação poderosa, ele vai direcionar para o seu canal anúncios que tem relação com o seu conteúdo. Se o seu canal tiver um nicho específico é ainda melhor.

O Pagamento é feito pelo próprio YouTube seguido duas regras:

1 – A quantidade de cliques que o anúncio em miniatura teve.

2 – Se for um anúncio em vídeo, a pessoa precisa passar mais de 30 segundos no vídeo para ser considerado assistido.

Além disso, você pode usar o YouTube Ads para trazer mais visualizações e inscritos para o seu canal. Os anúncios em vídeo são exibidos antes de outros vídeos no YouTube, ao lado do player e nos resultados da pesquisa.

2 – Seja um afiliado

Não tem jeito. O mercado de afiliado lucra em qualquer lugar. E no YouTube não seria diferente.

Se você té afiliado, ter um canal no YouTube e produzir vídeos pode te ajudar a aumentar as vendas.

Aqui, ter um nicho específico é fundamental. Quanto mais conteúdo sobre um tema você produzir, mais autoridade você vai ganhar sobre aquele assunto e mais visualizações você vai ter.

Coloque seus links de afiliados, relacionados aos vídeos e ao nicho que você escolheu e as vendas começarão a surgir.

3 – Canais com Conteúdos de Terceiros

Muita gente tem criado canais temáticos com conteúdos da televisão. Procure sobre fofocas da televisão ou os gols da rodada e você encontrará diversos canais de pessoas como você apenas replicando conteúdo da televisão.

Nesse caso você pode ter problemas com direitos autorais. Mas nada grave. O que geralmente pode acontecer é você receber uma advertência do YouTube e algum vídeo sair do ar.
Muita gente está fazendo isso e tendo resultados fabulosos.

4 – Dropshipping

Encontre vídeos de produtos de sucesso do AliExpress, faça uma versão nacional desse vídeo com sua narração ou legendas em português e coloque um link para um checkout. Você vai se surpreender como é fácil vender dessa maneira.

Dica Extra

Rankear vídeos no YouTube é uma tarefa mais simples do que você pode imaginar. Existem uma série de vídeos grátis no próprio YouTube além de ferramentas que vão facilitar sua vida. Entender bem de SEO para YouTube é uma verdadeira mina de ouro.

Mãos a obra!

Fernando Nogueira

Fernando Nogueira é autor e palestrante internacional com mais de 18 anos de experiência em internet e marketing digital.

Tem no seu currículo mais de 50 lançamentos em todos os nichos que você pode imaginar e é o único produtor brasileiro a colocar 20 produtos em primeiro lugar nos mais vendidos da Monetizze (uma das maiores plataformas de infoprodutos do Brasil).