Blog do Fernando Nogueira

O que são chatbots e como você pode usa-los para ganhar dinheiro

Você já esteve em dúvida sobre um produto ou serviço e foi diretamente falar com a empresa pelo Facebook ou pelo Instagram?

É muito mais cômodo do que ligar, né?

E você recebeu uma resposta? Se sim, não é ótimo quando nos dão atenção? Sentimos que a empresa se importa. Mas se não foi respondido… com certeza você deve ter reclamado sobre a empresa com outras pessoas.

As redes sociais podem ajudar muito a sua empresa a criar um laço com seus clientes e a conseguir novos. Mas, se não forem tratadas com importância, sua empresa vai começar a receber avaliações ruins e criar uma má reputação. E isso é tudo que não queremos!

Quero te ajudar a lidar com suas redes sociais de forma muito mais fácil. Você já ouviu falar sobre Bots?

O que são Bots?

Bots nada mais são do que um diminutivo para “robôs”. Mas não, não tem nada a ver com os robôs dos filmes. Os bots são como assistentes. Eles ajudam você a realizar determinadas tarefas mais rápido.

E pode ser qualquer tarefa. Mas, aqui, eu vou falar daquele que importa para nós: os chatbots.

Esse aqui são feitos, especialmente, para “conversar” com pessoas. Eles podem responder perguntas, reagir a comentários e até resolver problemas de clientes.

 

“E como eles fazem isso, Fernando?”. Bom, os chatbots são programados para conhecer a sua empresa e os produtos e, assim, poder ajudar o cliente com dúvidas e reclamações.

Claro, esse trabalho pode ser feito por um social media ou até mesmo por um representante comercial da sua empresa. Mas, o diferencial de usar um bot é que ele, não apenas, pode responder perguntas, mas também, coletar dados dos usuários.

Com um bot se torna possível entender quais são os principais objetivos e interesses do seu público-alvo, para em seguida, ter uma resposta eficiente e atrativa para seus clientes.

Aqui no Brasil, a moda de usar bots está começando a pegar. Diversas marcas e empresas já estão implementando os chatbots em suas estratégias digitais para saírem à frente de seus concorrentes. Se você ainda não usa um bot em sua página, é melhor correr.

Chatbots de Graça

Agora que você já sabe o que são bots e como eles podem te ajudar, que tal eu falar como você consegue ter chatbots no Facebook da sua empresa?

Existem serviços que oferecem chatbot de graça e pagos. A minha proposta é fazer você economizar o máximo de dinheiro possível para que o seu lucro seja maior. Por isso, vou te apresentar ao ManyChat.

O ManyChat é um criador de bot para ser usado no Messenger do Facebook. Com ele, você pode criar sequências de mensagens com conteúdo programado, segmentar o seu público e até enviar mensagens com anexos.

Eu uso o ManyChat e, uma das melhores coisas dessa ferramenta, é que eu não preciso saber nada de programação. Toda a parte de configuração do bot é na criação das mensagens que eu quero enviar.

Existem duas versões do ManyChat: uma gratuita e uma PRO. A versão grátis já é boa e uma ótima forma de começar nesse mundo de bots. Minha sugestão é você experimentar a versão gratuita e, se gostar e achar que precisa de mais funcionalidades, contratar a versão paga.

Deu para perceber que um chatbot pode ajudar o seu negócio a crescer, né. Ele pode, não só, incrementar a comunicação com seus clientes, como também, conseguir a atenção de futuros compradores, já que o bot pode responder rapidamente e a qualquer hora do dia ou da noite.

E com a possibilidade de você começar a usar bot de graça, você não tem nada a perder. Na verdade, você só tem a ganhar!

Fernando Nogueira

Fernando Nogueira é autor e palestrante internacional com mais de 18 anos de experiência em internet e marketing digital.

Tem no seu currículo mais de 50 lançamentos em todos os nichos que você pode imaginar e é o único produtor brasileiro a colocar 20 produtos em primeiro lugar nos mais vendidos da Monetizze (uma das maiores plataformas de infoprodutos do Brasil).